SEXTA-FEIRA, 15 DE JUNHO DE 2012
Convite
Olá, Parceiros!
Não esqueçam da próxima reunião DIA 21/06/2012 (quinta) às 8:30h, no anfiteatro na PoliSul.Compareça. Não perca a oportunidade de discutirmos e enfrentarmos juntos as nossas dificuldades cumprindo o nosso papel conforme solicitado no Fórum, em maio.Daremos andamento as solicitações de melhorias dos Conselhos Tutelares.Continuaremos discutindo as dificuldades da Educação e da Saúde nos encaminhamentos dos casos de violência contra crianças e adolescentes.Se você não puder comparecer, envie alguém do seu serviço ou um representante da sua instituição.Até lá! Não se esqueça próxima quinta feira.
Um abraço!
NPVPS e CREAS
Mônica, Nivaldo, Roger e Milena
DA PRIMEIRA REUNIÃO
No dia 03 de fevereiro de 2012, a Diretora
Sra. Ivani Budi realizou a primeira reunião com a Equipe Gestora, Professores e
Funcionários, iniciando dando a todos boas vindas e desejando que trabalhemos
em harmonia neste ano letivo.
Destacou os seguintes assuntos;
ü Participação nas
atividades pedagógicas, nos projetos e nos eventos desenvolvidos na escola,
ü
Evitar
faltas
ü
Que
o professor é o responsável pelo diário escolar e deve fazer anotações claras,
ü
Que
os alunos devem permanecer em sala de aula e se necessário o professor deverá solicitar
apoio dos inspetores,
ü
Que
as professoras mediadoras estarão presentes na escola para auxiliarem nos
conflitos,
ü
Que
a escola recebeu mais crianças com necessidades especiais e a equipe escolar
tem a responsabilidade da integração social e pelo aprendizado de acordo com as limitações delas.
Após concluir a exposição dos procedimentos básicos pela Sra. Ivani, as coordenadoras expuseram a linha de trabalho pedagógico e a forma de participação dos pais neste processo quando das reuniões.
Após concluir a exposição dos procedimentos básicos pela Sra. Ivani, as coordenadoras expuseram a linha de trabalho pedagógico e a forma de participação dos pais neste processo quando das reuniões.
SALA
DAS PROFESSORAS MEDIADORAS
A Direção reservou uma sala exclusiva para
o desenvolvimento e planejamento das atividades propostas pelas Professoras
Mediadoras a partir deste ano letivo.
A sala devera ser um espaço adequado para o
diálogo, bem como, obtenção de informações e orientações pelos alunos, pais e
professores, ou seja, para todos que necessitarem de um momento de reflexão da
vida escolar.
Outras questões sociais também poderão ser discutidas
e tratadas pelos alunos, pais e professores na sala das professoras mediadoras,
tais como, conselho tutelar, saúde e segurança e, também, emprego, conforme
proposta da Secretaria da Educação.
CONDUTA
NA ESCOLA
PROFª. MEDIADORA
ANA BISPO
As professoras
mediadoras passarão nas salas de aulas para informar e orientar os alunos para:
A apresentação das
professoras mediadoras, suas funções e prioridades na construção de uma escola
com qualidade de ensino, com respeito e alegria, com muita ação;
Que a sala da
mediação é um espaço destinado para o diálogo, estando a disposição de todos.
A escola necessita da presença dos pais e
responsáveis dos alunos, para apoiarem e se unirem à gestão escolar como forma
de garantir o melhor aprendizado, com mais segurança e cidadania;
Parceria aluno X
escola;
A escola esta toda
pintada, esta limpa, com cortinas, e com ventiladores. Os professores, a direção, os
funcionários e os pais, acham que os alunos merecem a escola limpa e
organizada;
As professoras
mediadoras, vão passar nas salas sempre cobrando do aluno:
ü Carteiras limpas e
organizadas;
ü Nenhum papel no
chão;
ü Nada de pichação;
ü O professor só vai
entregar as carteirinhas, quando a sala de aula estiver em ordem aí os alunos
saem e o professor fecha a porta;
ü Nada de brigas. Os
pais do aluno que brigar será convocado, o aluno poderá ser suspenso e caso
necessário os pais assistirão aula com o aluno;
ü Respeitar a todos
da equipe escolar, inspetoras que os recebem logo na entrada, as coordenadoras,
as vices diretoras, a diretora, os estagiários do acessa computadores, o
pessoal da limpeza, as merendeiras, as professoras mediadoras, os professores os
alunos, os pais e os visitantes;
ü Usarem sempre as
palavrinhas mágicas;
ü Que o BULLYING seja
extinto da escola. Quem tem o hábito de ofender, discriminar ou dar apelido
para os outros, deve parar com essa atitude. Já existem decretos desde 19 de
novembro de 2009. Os responsáveis do aluno que praticar o Bullying responderão
pelos atos do filho;
ü Todos os alunos
devem respeitarem para serem respeitados;
ü As professoras
mediadoras, contam com o apoio e a participação de todos os alunos com suas
idéias para melhoria nas ações da equipe escolar;
ü Temos o projeto paz
como se faz¿ Que foi criado para manter o
equilíbrio. O projeto é de superação da equipe escolar. Tem como objetivo
multiplicar a cidadania, desenvolvendo atividades para resgatar a auto-estima,
a confiança, o respeito, a solidariedade e atitudes nos alunos.
CARNAVAL
As professoras
mediadoras Ana Bispo e Iranilda, prepararam moldes de máscaras de carnaval,
pintaram, enfeitaram com gliter e lantejoulas.
As mascaras ficaram
em exposição na sala da mediação, para os professores interessados, pegarem os
moldes e desenvolverem com os alunos em sala de aula.
Os alunos fizeram
as mascaras, eles foram fotografados durante a construção de suas mascaras e no
momento em que prepararam os painéis da escola com o tema carnaval.
Ø TEXTO PARA OS
ALUNOS:
O carnaval do Rio
de janeiro é conhecido no mundo inteiro pelos desfiles luxuosos das escolas de
samba. Todo ano, cerca de 60 mil pessoas comparecem à Marquês de Sapucaí para
assistir às apresentações das escolas do grupo especial.
Pesquisas mostram
que o carnaval nasceu no antigo Egito, quando todo mundo festejava a colheita,
agradecendo aos deuses e a terra. O carnaval foi trazido ao nosso país pelos
portugueses, no século XV. Depois a festa ganhou o jeitinho brasileiro com a
mistura das culturas africanas e indígena.
REVISTA RECREIO
PLANEJAMENTO DO
PROJETO RECREIO SEM VIOLÊNCIA COM BRINQUEDOS, JOGOS E BRINCADEIRAS
Com
apoio da Equipe Gestora, a Professora mediadora:
1.
Passará
nas salas informando aos alunos, que vai ter um espaço especial para eles
durante o intervalo;
2. Separará os
brinquedos para este espaço;
3. Convidará alguns alunos
para atuarem como monitores: Em cada sala terá dois alunos monitores, que vão
colaborar na organização e conservação dos brinquedos expostos.
4. Os alunos monitores
deverão descer uns 5 minutos antes para organizarem os brinquedos junto com a
professora mediadora no pátio.
5. Convidarão as mães
do projeto Oficina Mães do Lustosa para também participarem como monitoras no
período do intervalo.
PLANEJAMENTO DO
PROJETO OFICIANA MÃES DO LUSTOSA
Com
apoio da Gestão Escolar
1.
Confeccionar
convites para as mães;
2. Informá-las sobre os projetos da escola, quais
objetivos deverão ser atingidos com a colaboração das mães;
3. Apresentar os
espaços e os recursos que serão utilizados;
4. Intervalo para o
lanche
5. Confirmação da
presença no dia e horário marcados
6.
Dúvidas
e Sugestões
DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES
Mulheres
fracas, fortes.
Não importa.
Mulheres mostram que mesmo através da fragilidade.
São fortes o bastante para erguerem sempre cabeça
Sem desistir, pois sabemos que somos capazes de vencer.
Temos a delicadeza das flores
A força de ser mãe,
O carinho de ser esposa,
Reciprocidade de ser amiga,
A paixão de ser amante,
E o amor por ser mulher!
Somos fêmeas guerreiras, vencedoras,
Somos sempre o tema de um poema
Distribuímos paixão, meiguice, força, carinho, amor.
Somos um pouco de tudo
Calmas, agitadas, lentas!
Vaidosas, charmosas, turbulentas.
Mulheres fortes e lutadoras.
Mulheres conquistadoras
Que amam e querem ser amadas
Elegantes e repletas de inteligência
Com paciência
O mundo soube conquistar.
Mulheres duras, fracas.
Mulheres de todas raças
Mulheres guerreiras
Mulheres sem fronteiras
Mulheres... Mulheres...
Não importa.
Mulheres mostram que mesmo através da fragilidade.
São fortes o bastante para erguerem sempre cabeça
Sem desistir, pois sabemos que somos capazes de vencer.
Temos a delicadeza das flores
A força de ser mãe,
O carinho de ser esposa,
Reciprocidade de ser amiga,
A paixão de ser amante,
E o amor por ser mulher!
Somos fêmeas guerreiras, vencedoras,
Somos sempre o tema de um poema
Distribuímos paixão, meiguice, força, carinho, amor.
Somos um pouco de tudo
Calmas, agitadas, lentas!
Vaidosas, charmosas, turbulentas.
Mulheres fortes e lutadoras.
Mulheres conquistadoras
Que amam e querem ser amadas
Elegantes e repletas de inteligência
Com paciência
O mundo soube conquistar.
Mulheres duras, fracas.
Mulheres de todas raças
Mulheres guerreiras
Mulheres sem fronteiras
Mulheres... Mulheres...
ROZILENE P. DE SOUZA
Com carinho da Mediação para Equipe
Escolar!!
Jogo Quadrado Mágico
O
Jogo contém:
· Uma
ficha com perguntas e respostas
·
Várias placas de quadrado com números
(quadrado mágico)
·
Papéis, lápis e borracha
· Participantes
quantos queiram brincar
Distribui
os quadrados mágicos juntamente com papéis, lápis e borrachas para os
participantes.
O
participante deve responder as questões a seguir;
QUADRADO
MÁGICO
· Criado
em 1.514 pelo Albrecht Durer
Questões:
1.
Porque você acha que o quadrado é mágico¿
2. Neste
quadrado, qual a relação com o número 34¿
3. Quais
as casas do quadrado você faz a soma e vai ter o resultado 34, identifique-as.
Com
o tempo, pode-se fazer novos quadrados, até maiores com numerações diferentes.
Respostas:
1.
Pessoal
2. A
relação é que o número 34 é o resultado da soma de diferentes casas do
quadrado.
3. –
cada linha,
- cada coluna,
- dos quadrados
- girando uma casa no
sentido horário
- das casas centrais
- 5+9+8+12=34
- 3+2+15+14=34
- nas somas das diagonais
- 5+3+12+14=34
2+8+9+15=34
4+15+14+1=34
Nenhum comentário:
Postar um comentário