Atividades


SEXTA-FEIRA, 15 DE JUNHO DE 2012

Convite
Olá, Parceiros!
Não esqueçam da próxima reunião DIA 21/06/2012 (quinta) às 8:30h, no anfiteatro na PoliSul.Compareça. Não perca a oportunidade de discutirmos e enfrentarmos juntos as nossas dificuldades cumprindo o nosso papel conforme solicitado no Fórum, em maio.Daremos andamento as solicitações de melhorias dos Conselhos Tutelares.Continuaremos discutindo as dificuldades da Educação e da Saúde nos encaminhamentos dos casos de violência contra crianças e adolescentes.Se você não puder comparecer, envie alguém do seu serviço ou um representante da sua instituição.Até lá! Não se esqueça próxima quinta feira.
Um abraço!
NPVPS e CREAS
Mônica, Nivaldo, Roger e Milena


DA PRIMEIRA REUNIÃO

No dia 03 de fevereiro de 2012, a Diretora Sra. Ivani Budi realizou a primeira reunião com a Equipe Gestora, Professores e Funcionários, iniciando dando a todos boas vindas e desejando que trabalhemos em harmonia neste ano letivo.

Destacou os seguintes assuntos;

ü    Participação nas atividades pedagógicas, nos projetos e nos eventos desenvolvidos na escola,

ü    Evitar faltas

ü    Que o professor é o responsável pelo diário escolar e deve fazer anotações claras,

ü    Que os alunos devem permanecer em sala de aula e se necessário o professor deverá solicitar apoio dos inspetores,

ü    Que as professoras mediadoras estarão presentes na escola para auxiliarem nos conflitos,

ü    Que a escola recebeu mais crianças com necessidades especiais e a equipe escolar tem a responsabilidade da integração social e pelo  aprendizado de acordo com as limitações delas.


Após concluir a exposição dos procedimentos básicos pela Sra. Ivani, as coordenadoras expuseram a linha de trabalho pedagógico e a forma de participação dos pais neste processo quando das reuniões.

SALA DAS PROFESSORAS MEDIADORAS
  
A Direção reservou uma sala exclusiva para o desenvolvimento e planejamento das atividades propostas pelas Professoras Mediadoras a partir deste ano letivo.

A sala devera ser um espaço adequado para o diálogo, bem como, obtenção de informações e orientações pelos alunos, pais e professores, ou seja, para todos que necessitarem de um momento de reflexão da vida escolar.

Outras questões sociais também poderão ser discutidas e tratadas pelos alunos, pais e professores na sala das professoras mediadoras, tais como, conselho tutelar, saúde e segurança e, também, emprego, conforme proposta da Secretaria da Educação.

CONDUTA NA ESCOLA

PROFª. MEDIADORA ANA BISPO  

As professoras mediadoras passarão nas salas de aulas para informar e orientar os alunos para:

*     A apresentação das professoras mediadoras, suas funções e prioridades na construção de uma escola com qualidade de ensino, com respeito e alegria, com muita ação;
*     Que a sala da mediação é um espaço destinado para o diálogo, estando a disposição de todos.
*      A escola necessita da presença dos pais e responsáveis dos alunos, para apoiarem e se unirem à gestão escolar como forma de garantir o melhor aprendizado, com mais segurança e cidadania;
*     Parceria aluno X escola;
*     A escola esta toda pintada, esta limpa, com cortinas, e com  ventiladores. Os professores, a direção, os funcionários e os pais, acham que os alunos merecem a escola limpa e organizada;
*     As professoras mediadoras, vão passar nas salas sempre cobrando do aluno:
ü  Carteiras limpas e organizadas;
ü  Nenhum papel no chão;
ü  Nada de pichação;
ü  O professor só vai entregar as carteirinhas, quando a sala de aula estiver em ordem aí os alunos saem e o professor fecha a porta;
ü  Nada de brigas. Os pais do aluno que brigar será convocado, o aluno poderá ser suspenso e caso necessário os pais assistirão aula com o aluno;
ü  Respeitar a todos da equipe escolar, inspetoras que os recebem logo na entrada, as coordenadoras, as vices diretoras, a diretora, os estagiários do acessa computadores, o pessoal da limpeza, as merendeiras, as professoras mediadoras, os professores os alunos, os pais e os visitantes;
ü  Usarem sempre as palavrinhas mágicas;
ü  Que o BULLYING seja extinto da escola. Quem tem o hábito de ofender, discriminar ou dar apelido para os outros, deve parar com essa atitude. Já existem decretos desde 19 de novembro de 2009. Os responsáveis do aluno que praticar o Bullying responderão pelos atos do filho;
ü  Todos os alunos devem respeitarem para serem respeitados;
ü  As professoras mediadoras, contam com o apoio e a participação de todos os alunos com suas idéias para melhoria nas ações da equipe escolar;
ü  Temos o projeto paz como se faz¿ Que foi criado para manter o equilíbrio. O projeto é de superação da equipe escolar. Tem como objetivo multiplicar a cidadania, desenvolvendo atividades para resgatar a auto-estima, a confiança, o respeito, a solidariedade e atitudes nos alunos.

CARNAVAL
As professoras mediadoras Ana Bispo e Iranilda, prepararam moldes de máscaras de carnaval, pintaram, enfeitaram com gliter e lantejoulas.

As mascaras ficaram em exposição na sala da mediação, para os professores interessados, pegarem os moldes e desenvolverem com os alunos em sala de aula.

Os alunos fizeram as mascaras, eles foram fotografados durante a construção de suas mascaras e no momento em que prepararam os painéis da escola com o tema carnaval.

Ø  TEXTO PARA OS ALUNOS:

O carnaval do Rio de janeiro é conhecido no mundo inteiro pelos desfiles luxuosos das escolas de samba. Todo ano, cerca de 60 mil pessoas comparecem à Marquês de Sapucaí para assistir às apresentações das escolas do grupo especial.

Pesquisas mostram que o carnaval nasceu no antigo Egito, quando todo mundo festejava a colheita, agradecendo aos deuses e a terra. O carnaval foi trazido ao nosso país pelos portugueses, no século XV. Depois a festa ganhou o jeitinho brasileiro com a mistura das culturas africanas e indígena.


REVISTA RECREIO

PLANEJAMENTO DO PROJETO RECREIO SEM VIOLÊNCIA COM BRINQUEDOS, JOGOS E BRINCADEIRAS

Com apoio da Equipe Gestora, a Professora mediadora:

1.   Passará nas salas informando aos alunos, que vai ter um espaço especial para eles durante o intervalo;
2.   Separará os brinquedos para este espaço;
3.   Convidará alguns alunos para atuarem como monitores: Em cada sala terá dois alunos monitores, que vão colaborar na organização e conservação dos brinquedos expostos.
4.   Os alunos monitores deverão descer uns 5 minutos antes para organizarem os brinquedos junto com a professora mediadora no pátio.
5.   Convidarão as mães do projeto Oficina Mães do Lustosa para também participarem como monitoras no período do intervalo.

PLANEJAMENTO DO PROJETO OFICIANA MÃES DO LUSTOSA

Com apoio da Gestão Escolar

1.   Confeccionar convites para as mães;
2.    Informá-las sobre os projetos da escola, quais objetivos deverão ser atingidos com a colaboração das mães;
3.   Apresentar os espaços e os recursos que serão utilizados;
4.   Intervalo para o lanche
5.   Confirmação da presença no dia e horário marcados
6.   Dúvidas e Sugestões

DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES
  
Mulheres fracas, fortes.
Não importa.
Mulheres mostram que mesmo através da fragilidade.
São fortes o bastante para erguerem sempre cabeça
Sem desistir, pois sabemos que somos capazes de vencer.

Temos a delicadeza das flores
A força de ser mãe,
O carinho de ser esposa,
Reciprocidade de ser amiga,
A paixão de ser amante,
E o amor por ser mulher!

Somos fêmeas guerreiras, vencedoras,
Somos sempre o tema de um poema
Distribuímos paixão, meiguice, força, carinho, amor.

Somos um pouco de tudo
Calmas, agitadas, lentas!
Vaidosas, charmosas, turbulentas.

Mulheres fortes e lutadoras.
Mulheres conquistadoras
Que amam e querem ser amadas
Elegantes e repletas de inteligência

Com paciência
O mundo soube conquistar.
Mulheres duras, fracas.
Mulheres de todas raças
Mulheres guerreiras
Mulheres sem fronteiras
Mulheres... Mulheres...

ROZILENE P. DE SOUZA


Com carinho da Mediação para Equipe Escolar!!


Jogo Quadrado Mágico

O Jogo contém:
·       Uma ficha com perguntas e respostas
·       Várias placas de quadrado com números (quadrado mágico)
·       Papéis, lápis e borracha
·       Participantes quantos queiram brincar

Distribui os quadrados mágicos juntamente com papéis, lápis e borrachas para os participantes.
O participante deve responder as questões a seguir;

QUADRADO MÁGICO
·       Criado em 1.514 pelo Albrecht Durer

Questões:
1.   Porque você acha que o quadrado é mágico¿
2.   Neste quadrado, qual a relação com o número 34¿
3.   Quais as casas do quadrado você faz a soma e vai ter o resultado 34, identifique-as.

Com o tempo, pode-se fazer novos quadrados, até maiores com numerações diferentes.

Respostas:
1.   Pessoal
2.   A relação é que o número 34 é o resultado da soma de diferentes casas do quadrado.
3.   – cada linha,
- cada coluna,
- dos quadrados
- girando uma casa no sentido horário
- das casas centrais
- 5+9+8+12=34
- 3+2+15+14=34
- nas somas das diagonais
- 5+3+12+14=34
2+8+9+15=34
4+15+14+1=34

Ganha quem conseguir mais respostas corretas.






A  R  C  O    I  R  I  S



                                                        












                       




  














                                                  

                                               

                                               

















Nenhum comentário:

Postar um comentário