PROJETO: OFICINA MÃES DO LUSTOSA
Justificativa: O projeto Mães do Lustosa será desenvolvido para criar e manter uma atmosfera equilibrada, harmoniosa, estimuladora da aprendizagem e do exercício da cidadania.A presença das mães dos alunos na escola é importante para que ocorra a conexão entre professores, alunos, gestores, família, escola e comunidade.
Objetivos: Para que o ambiente escolar seja emocionalmente seguro, onde as relações entre adultos e estudantes sejam positivas e respeitosas.A escola busca parcerias e acredita que a presença dos familiares vem somar esforços.O objetivo do projeto é buscar estratégias que serão adotadas para alcançar e envolver escola, família e comunidade, no processo de tomada de decisão e na cooperação coletiva na resolução de problemas.
Metodologia: As professoras mediadoras vão promover encontros das mães na escola (Oficina Mães do Lustosa) para que as mesmas desenvolvam suas habilidades artísticas e ajudarem na organização no período do intervalo escolar.O projeto tem como missão apoiar e realizar iniciativas voltadas para o desenvolvimento social artísticos e cultural da comunidade escolar.Na organização para a ação juntamente com as mães, agentes e grupos culturais que atuam na periferia, serão desenvolver atividades para realizar de forma compartilhada em reuniões, pesquisas de diagnósticas, produção de artigos, divulgação on-line, promoção de debates, mostras artísticas criadas na Oficina Mães do Lustosa.Através das atividades que serão desenvolvidas é primo dial que todos se sintam conectado umas às outras, para que vínculos positivos possam se desenvolver entre elas, aumentar a participação e competências para dialogar e conviver, gerenciando conflitos de forma positiva.
Recursos : Serão utilizados vários recursos que poderão ser modificados de acordo com atividades propostas a serem desenvolvidas;
· Espaço: sala da mediação e pátio da escola;
· Materiais: garrafas pet, caixas de papelão, tampas de garrafas, materiais recicláveis no geral;
· Diversos: tesouras, barbantes, durex, cola cascorez, tubos de cola quentes, pincéis, tintas alto relevo com gliter, etc.
Destinatários Alunos do 5º e 6º ano, a escola, famílias e comunidade.
Tempo de Aplicação O projeto será desenvolvido durante o ano letivo, no horário das 13h às 16h.Podendo ser estendido aos sábados ou de acordo com a solicitação ou necessidade da equipe escolar, de acordo com o envolvimento Escola X Comunidade.As professoras mediadoras com apoio da Gestão Escolar se organizaram, com a equipe escolar e apresentam entidades públicas, particulares, não governamentais ou governamentais, entre outros.
Sugestões de Eventos
ü Cinema na escola;
ü Palestras:
· Conselho Tutelar,
· Policia Militar
· CRAS – CREA
· Professoras Mediadoras
· UBS
· Prefeitura
· Defesa Civil
· Equipe Pro - Jovem, etc.
ü Dinâmicas
ü Artesanatos na oficina mães do Lustosa
ü Artes marciais
ü Teatro
ü Musicais, etc.
Bibliografia- Violência na escola, um problema social – Patrícia Botelho
__________________________________________________________
PROJETO RECREIO SEM VIOLÊNCIA COM JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS
1. Definição do tema: Recreio sem Violência com Brinquedos e Brincadeiras
2. Justificativa: No início do ano de 2012, foi observado pela Equipe Escolar da E. E. Prof. Dr. Luiz Lustosa da Silva, que cada vez mais os alunos demonstram comportamentos e atitudes agressivas, ferindo tanto a integridade física, quanto psicológica de colegas e professores.
O projeto destaque é o Recreio sem Violência Brinquedos e Brincadeiras, que consiste na prática atividades lúdicas durante o intervalo. Uma das possíveis alternativas para modificar a violência na escola.
3. Situação problema: Os alunos ficam correndo e gritando pelo pátio, retornam agitados para a sala de aula, dificultando a intervenção dos professores para manterem a ordem e darem continuidade ao ensino e aprendizagem num ambiente escolar onde a agressividade e a violência se fazem presentes.
4. Metodologia: Estratégias e atividades;
· Pesquisa sobre o tema violência escolar,
· Promoção de discussão com os professores e os alunos sobre o tema em estudo,
· Prevenção com brincadeiras que facilitam a intervenção e socialização entre os participantes,
· Alunos monitores com a responsabilidade de ajudarem na organização do Recreio sem Violência com Brinquedos e Brincadeiras.
· Intervenção das professoras mediadoras promovendo atividades diversas (como exemplo produzir com alunos e professores brinquedos com materiais de sucata) que desenvolvam a afetividade, a responsabilidade nos alunos com a valorização da vida e a paz.
5. Objetivos: Evitar correria no pátio, fazendo com que os alunos voltem menos agitados à sala de aula;
· Estimular nos alunos o gosto pela cooperação através do uso compartilhado dos brinquedos e dos jogos coordenados entre equipes,
· Sensibilizar os alunos no uso de material de reciclagem para
a construção de brinquedos,
· Expor trabalhos realizados, reportagens, pesquisas e textos de interesses dos alunos,
· Sensibilizar os alunos para a responsabilidade da conservação dos brinquedos, bem como a importância do trabalho coletivo na hora de guardá-los,
· Promover diálogo, respeito e tolerância, para acabar com a agressividade e violência na escola,
· Promover jogos de socialização, jogos educativos e habilidades motoras,
· Pesquisar parcerias para obtermos doações de brinquedos diversos.
6. Recursos:
· Espaço: pátio e quadra
· Equipamentos: rádio, microfone, caixa de som, máquina fotográfica e filmadora, computador e impressora,
· Materiais:
ü Brinquedos diversos: quebra-cabeça, bola, brinquedos de construção, musicais, de profissão, de pelúcia, bonecas, veículos, corda, jogo de memória, fantasias, varetas, fantoches, legos, etc.
ü Brinquedos para construção:- peteca = EVA, fitas coloridas- vai-vem = garrafa pet e cordão- amarelinha = caixas de papelão e tinta- boliche = garrafas pet e água com corante colorida- jogo de botão (futebol) = caixa de papelão, tampas de garrafas pet e tinta-jogo de dama = caixa de papelão, tampas de garrafas pet e tintasü Jogos e brincadeira na quadra:- futebol,- queimada,Vôlei
7. Destinatários: Alunos a partir da 5º ano
8. Tempo de Aplicação: O ano letivo, no horário do intervalo escolar.
9. Bibliografia:- Violência na escola, um problema social – Patrícia Botelho- A história do brinquedo – Cristina Von, Ed. Alegro.- A arte de brinca, Adriana Friedmann, Ed. Vozes.- Conflitos na escola: Modos de Transformar – Claudia Ceccon, Claudius Ceccon, Madza Ednir – CECIP
PROFESSORA MEDIADORA:
ANA BISPO
__________________________________________________________PROGRAMA DE PROF. MEDIADOR
E. E. PROF. DR. LUIZ LUSTOSA DA SILVA
DIRETORA: SRA. IVANI BUD
PROF. MEDIADORA ANA BISPO
PCOP RESPONSÁVEL LÚCIO MAURO CARNAÚBA
SUPERVISORA IVETE LEANDRO RODRIGUES
PROJETO: PAZ COMO SE FAZ?
No projeto escolar “Paz como se faz?” contamos com a participação dos pais e da comunidade. É muito importante a parceria família x escola na formação de nossos alunos.Assim, muitas ações têm sido implantadas na escola como estratégia para aproximarem os pais das propostas educacionais, proporcionarem com que os alunos fiquem mais calmos e interagindo entre si, com os professores e funcionários, fazendo com que estejamos numa escola mais harmoniosa e feliz.
JUSTIFICATIVA: A implantação do programa de mediação na escola teve início com a apresentação da professora mediadora à equipe escolar.As atividades da professora mediadora consistem em identificar os tipos de conflitos existentes na escola e de determinar quais serão objetos de mediação.Outra importante atividade da professora mediadora é trabalhar com a gestão escolar somando esforços, com ações para garantir o respeito e a harmonia no âmbito da escola.No período de observação do ambiente escolar, foi possível identificar excessiva agressividade entre os alunos que davam origem aos diversos conflitos (brigas), xingamentos, ameaças e agressões físicas. Estas situações também envolviam os pais dos alunos, quando convocados pela direção escolar.Foi identificada a presença de bullying, mas não era, a origem das brigas entre os alunos.A ausência dos pais no acompanhamento da vida escolar foi outro conflito identificado na escola.No decorrer do período de observação foi sendo resolvidos alguns conflitos: seja envolvendo professor x aluno, aluno x aluno, aluno x pais, a professora mediadora adquiriu a confiança de boa parte da equipe escolar.Das observações do ambiente escolar, foi criado o projeto “Paz como se faz?”, tendo o amplo apoio da coordenação e dos professores.
OBJETIVO GERAL: O Projeto é de superação da equipe escolar. Tem como objetivo multiplicar a cidadania, desenvolvendo atividades para resgatar a auto-estima, a confiança, o respeito, a solidariedade e atitudes nos alunos.O projeto visa também trazer a comunidade para participar das ações escolares, para termos uma escola democrática, solidária que busca junto com o aprendizado, momentos agradáveis e lúdicos, bem como na formação de alunos que tenham valores educacionais, mais éticos e responsáveis, condutores de uma sociedade mais justa e menos violenta.
OBJETIVO ESPECÍFICO: Os alunos devem aprender que a escola feliz não tem brigas e sim união para os sonhos serem alcançados. Que no cumprimento do currículo escolar podem-se organizar diversas atividades interdisciplinares facilitando o aprendizado através de jogos, brincadeiras e eventos para que haja interação, mais respeito, muita alegria e harmonia na escola, bem como que o conflito de idéias não precisa gerar brigas.
DESENVOLVIMENTO: Da organização de diversas atividades interdisciplinares
;
v Jogos
v Cartazes
v Decoração da escola, motivos de paz, origamis, mensagens, frases, fotos de pessoas que dedicaram suas vidas para construção de uma cultura de Paz (artistas, cantores, pessoas comuns), que doaram um pouco de si. (Princesa Daiane, Madre Tereza de Calcutá, Irmã Dulce, Zilda Arnês, Betinho, Nelson Mandela, Frei Damião, Padre Cícero
v Trabalhos manuais – pesquisas
v Leituras / jogral
v Músicas
v Jornal / mural
v Fotos
v Envolver a comunidade. Fazer um bazar com objetos gerais à venda e também ESPAÇO ARTES onde a comunidade junto com a escola pode criar, reciclar, desenhar, pintar, cozinhar, entre outras atividades.
v Montar um livro (capa com os desenhos dos alunos)
v Cinema na escola
v Desenhos
v Dia das mães (culinária pão e chá)
v Confraternização entre os gestores, professores e os funcionários, como forma de incentivar a união de todos nos projetos da escola.
RECURSOS:
· CD
· Máquina fotográfica
· Filmadora
· Fita da filmadora
· Aparelho de som
· Microfone
· Tesoura de picotar / tesouras comuns
· Bexiga
· Papel crepom (cores variadas)
· Papel camurça (cores variadas)
· Fita crepe / fita dupla face / durex
· Cola bastão
· Cola líquida
· Cola quente para máquina grande
· Corda
· Peteca
· Canetão (preta, azul, vermelha, verde)
· Tinta guache
· Papel de seda (cores variadas)
· Pinceis (vários tamanhos)
· Miçangas (tamanhos e cores diversas)
· Jogos (dama, dominó, quebra-cabeça, varetas, etc.)
· Náilon
· Sulfit
· Varetas para pipas
· Cartolina (cores variadas)
· Papel pardo
· Papel espelho (cores variadas)
· Papel laminado (cores variadas)
· Papel cartão (cores variadas)
· Canetinhas Marca Piloto (12 cores)
· Giz de cera
· Lápis de cor (24 cores)
· Gliter em pó (cores variadas)
· Cola gliter (cores variadas)
· Cola colorida (cores variadas)
· Tinta relevo gliter (cores variadas)
· Tinta relevo (cores variadas)
· Fitas (cores e tamanhos diversos)
· Agulhas e linhas
· Materiais recicláveis, revistas, jornais, garrafas pet, tampas de garrafas, tecidos.
AVALIAÇÃO: :As ações do projeto “Paz como se faz?”, esta em pleno funcionamento desde março/11 para ser finalizado em novembro/11, quando será avaliado pela equipe escolar se o projeto alcançou seus objetivos.
CONCLUSÃO: Alcançar o objetivo fazendo com que o aluno consiga o aprendizado e ter o prazer em freqüentar a escola onde todos se envolvam, e sejam felizes no ambiente que todos construíram. Uma escola bonita, com harmonia, respeito, moderna, limpa, para estudar, fazer amizades, crescer e trabalhar.Estamos colaborando para que a cada dia seja construída uma parte desta escola, “NOSSA ESCOLA EM PAZ”!
ATIVIDADES: As atividades estão sendo registradas:
· Blog da escola
· Portifório
ANA BISPO
ü Palestras:
· Policia Militar
· Professoras Mediadoras
· Prefeitura
· Equipe Pro - Jovem, etc.
ü Artesanatos na oficina mães do Lustosa
ü Teatro
Bibliografia- Violência na escola, um problema social – Patrícia Botelho
PROJETO RECREIO SEM VIOLÊNCIA COM JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS
· Materiais:
PROJETO: PAZ COMO SE FAZ?
No projeto escolar “Paz como se faz?” contamos com a participação dos pais e da comunidade. É muito importante a parceria família x escola na formação de nossos alunos.Assim, muitas ações têm sido implantadas na escola como estratégia para aproximarem os pais das propostas educacionais, proporcionarem com que os alunos fiquem mais calmos e interagindo entre si, com os professores e funcionários, fazendo com que estejamos numa escola mais harmoniosa e feliz.
JUSTIFICATIVA: A implantação do programa de mediação na escola teve início com a apresentação da professora mediadora à equipe escolar.As atividades da professora mediadora consistem em identificar os tipos de conflitos existentes na escola e de determinar quais serão objetos de mediação.Outra importante atividade da professora mediadora é trabalhar com a gestão escolar somando esforços, com ações para garantir o respeito e a harmonia no âmbito da escola.No período de observação do ambiente escolar, foi possível identificar excessiva agressividade entre os alunos que davam origem aos diversos conflitos (brigas), xingamentos, ameaças e agressões físicas. Estas situações também envolviam os pais dos alunos, quando convocados pela direção escolar.Foi identificada a presença de bullying, mas não era, a origem das brigas entre os alunos.A ausência dos pais no acompanhamento da vida escolar foi outro conflito identificado na escola.No decorrer do período de observação foi sendo resolvidos alguns conflitos: seja envolvendo professor x aluno, aluno x aluno, aluno x pais, a professora mediadora adquiriu a confiança de boa parte da equipe escolar.Das observações do ambiente escolar, foi criado o projeto “Paz como se faz?”, tendo o amplo apoio da coordenação e dos professores.
OBJETIVO GERAL: O Projeto é de superação da equipe escolar. Tem como objetivo multiplicar a cidadania, desenvolvendo atividades para resgatar a auto-estima, a confiança, o respeito, a solidariedade e atitudes nos alunos.O projeto visa também trazer a comunidade para participar das ações escolares, para termos uma escola democrática, solidária que busca junto com o aprendizado, momentos agradáveis e lúdicos, bem como na formação de alunos que tenham valores educacionais, mais éticos e responsáveis, condutores de uma sociedade mais justa e menos violenta.
OBJETIVO ESPECÍFICO: Os alunos devem aprender que a escola feliz não tem brigas e sim união para os sonhos serem alcançados. Que no cumprimento do currículo escolar podem-se organizar diversas atividades interdisciplinares facilitando o aprendizado através de jogos, brincadeiras e eventos para que haja interação, mais respeito, muita alegria e harmonia na escola, bem como que o conflito de idéias não precisa gerar brigas.
DESENVOLVIMENTO: Da organização de diversas atividades interdisciplinares
;
v Jogos
Nenhum comentário:
Postar um comentário