Professor Mediador


PROGRAMA PROFESSORA MEDIADORA 

A implantação do programa de mediação na escola, teve início com a apresentação da professora mediadora à equipe escolar.
As atividades da professora mediadora consistem em identificar os tipos de conflitos existentes na escola e, em determinar, quais serão os objetivos de mediação.
Outra importante atividade da professora mediadora é trabalhar com a Gestão Escolar somando esforços, com ações para garantir o respeito e a harmonia no ambito da escola.
No período de observação do ambiente escolar, foi possível identificar excessiva agressividade entre os alunos que davam origem aos diversos conflitos (brigas), xingamentos, ameaças e agressões físicas. Esta situação também envolviam os pais dos alunos, quando convocados pela direção escolar.
Foi identificado a presença de bullying mas não era, a origem das brigas entre os alunos.
A ausência dos pais no acompanhamento da rotina escolar foi outro conflito identificado na escola.
No decorrer do período de observação, foi sendo resolvidos alguns conflitos, seja envolvendo professora x aluno, aluno x aluno, aluno x pais, a professora mediadora adquiriu a confiança de boa parte da equipe escolar.
Das observações do ambiente escolar, foi criado o projeto "Paz como se faz?", tendo o amplo apoio da coordenação e dos professores.
O projeto é de superação da equipe escolar. Tem como objetivo multiplicar a cidadania, desenvolvendo atividades para resgatar a autoestima, a confiança, o respeito, a solidariedade e atitudes nos alunos.
O projeto visa também trazer a comunidade para participar das ações escolares.
As ações do projeto "Paz como se faz?", esta em pleno funcionamento desde março/11, para ser finalizado em novembro/11, quando será feito uma analise pela equipe escolar se o projeto alcançou seus objetivos, quais sejam, de termos uma escola democratica, solidaria, que busca junto com o aprendizado momentos agradáveis e lúdicos, bem como, na formação de alunos que tenham valores educacionais, mais éticos e responsáveis, condutores de uma sociedade mais justa e menos violenta.
Ana Bispo



  • REUNIÃO DE PMEC
supervisora Ivete  Leandro Rodrigues e PCOP Lúcio Mauro Carnaúba

Pauta da 1ª Reunião com os PMEC

Data 28/03/2012

  • Apresentar os novos Professores Mediadores PMEC;
  • Ler as Resoluções: SE 19 de 12/02/2010 e a SE 07 de 19/01/2012;
  • Apresentar o Primeiro Projeto apresentado por uma de nossas Unidades Escolares, "Professor Doutor Luiz Lustosa da Silva";
  • Entregar o Eca - Estatuto da Criança e do Adolescente aos novos PMEC;
  • Comunicar a data de inscrição para os novos PMEC, no Curso no AVA;
  • Ler o texto. "Sonhar na Ação de Planejar", adaptação do Texto de Madalena Freire in: Avaliação e Planejamento;
  • Entrevista com Rosalind Wiseman, texto: "O pior é que os pais são cúmplices", referente a bullying;
  • Artigo; "O que pensam os nossos estudantes",
  • Artigo: Diga "não" ao bullying entre as crianças;
  • Cartilha sobre bullying do Conselho Nacional de Justiça;
  • Colocamo-nos em Círculo para socializarmos nossas realizações neste início de ano;
  • Entre outras informações da SEE/SP;
  • Divulgação dos Blogs, endereço:

             http:/matematicaef2.blogspot.com
             http:/eespecialdeosasco.blogspot.com
        
SUPERVISÃO DE PROTEÇÃO ESCOLAR E COMUNITÁRIA - SPEC
Orientação Técnica 05/03/12

"SONHAR NA AÇÃO DE PLANEJAR"
Madalena  Freire

"todo fazer pedagógico nasce de um sonho. Sonho que emerge de uma necessidade, de uma "falta" que nos impulsiona na busca de um fazer.

Num primeiro movimento desse sonhar pedagógico o integrante básico é a idealização: capacidade de imaginar, idear, projetar fantasias, planejar idéias a serem executadas.(...)

No entanto, no contato com  a realidade, o mundo do sonho planejado, idealizado, pode sofrer choques (grandes ou pequenos, fracos ou fortes, em sintonia ou dessintonia) e aí emerge um segundo movimento que é o "desilusionamento".

Podemos ter duas possíveis reações no contato com esse movimento: ou caímos numa atitude pessimista, desesperançosa, fatalista ou incorporamos esse movimento como elemento constituidor do sonhar. Pois é do sonho que construímos um fazer, "chegamos" à realidade e, é na realidade, tendo nosso sonho como um parâmetro, que podemos trabalhar o enfrentamento do idealizado, do fantasiado, do imaginado com o real, para assim começarmos a construção de um sonho mais real - adequado à realidade agora, não à realidade fantasiada, mas à realidade "real".

Será no fazer desse processo de sonhar-planejar-idealizar-desilusionar-se e reconstruir o sonho, mais perto do possível, do razoável, nos limites que nos são impostos, que poderemos agilizar em nós o exercício constante de persistência para a construção do rigor na ação do refletir - estudar -planejar - avaliar,na recriação permanente do sonho desejado: para que seu planejamento seja produto final conquistado.

Fotos dos  PMEC;

 


 




2 comentários:

  1. Lindo trabalho, reflete a preocupação que as pessoas já sentiam mas não vislumbtavam opções de solução.
    Com certeza um espaço aberto onde poderemos nos informar e informar.
    Parabéns por essa linda iniciativa Professora Ana.

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